4 min read

É importante que eu migre meu negócio para o cloud?

É importante que eu migre meu negócio para o cloud?
Photo by C Dustin / Unsplash

Será que você necessita fazer essa migração? e o mais importante, quais as vantagens que você terá fazendo isso?

Sabemos que muitas empresas ainda armazenam dados de forma analógica e não tiro o mérito desse tipo de processo, para alguns negócios ainda é o mais seguro por conta de que não encontraram soluções que trazem a devida consistência e segurança, seja por conta de não encontrar profissionais qualificados para prestar o serviço ou por não conhecer a tecnologia que acaba levando a certa desconfiança.

Mas tirando esses contratempo devem ser levado em considerações os benefícios que irão aparecer conforme você inicie o uso, e eles são derivados de alguns pontos que eu irei citar a seguir.

Redução de custos

Um grande problema ao manter servidores ligados em uma sala que necessita de monitoramento e resfriamento adequado, isso é caro e pode acabar elevando os custo para se manter tal lugar conforme for maior a demanda, além de que caso ocorra qualquer problema é possível que os danos sejam irreparáveis e acabe apenas causando mais gastos a empresa.

Já no cloud por estarmos comprando um serviço toda a responsabilidade de energia, resfriamento e troca de componentes fica por conta da empresa que fornece o serviço, além do preço que é muito mais em conta do que comprar todo um equipamento que em alguns anos poderá ter seu valor de mercado seriamente reduzido.

Além de que conforme a sua empresa for crescendo os custos serão menores para subir mais instancias do que você ter que comprar um servidor novo que incluem vários outros componentes e além de um aumento de equipe por conta de ser mais maquinas para gerenciar, claro que em uma infra-estrutura no cloud você também pode até pensar que conforme você alugue mais instancias você necessita de mais colaboradores, mas hoje é possível ter menos pessoas trabalhando em uma grande infra-estrutura do que imagina, pois hoje contamos com milhares de ferramentas que automatizam todo o processo de atualização, reparação e monitoramento unificado.

Diminuição da sobrecarga de infraestrutura

Em alguns momentos, parte dos recursos computacionais da organização ficam ociosos, mas em outros pode haver uma sobrecarga da infraestrutura. Aumentar sua capacidade nesse caso pode ser inviável devido à necessidade de adquirir novos servidores.

Já em um serviço de cloud isso é muito simple de se fazer, o que demandaria horas ou até dias de planejamento para aumentar a infra-estrutura, no cloud pode demorar cerca de alguns minutos dependendo do tamanho da maquina e do tanto de dados que você irá ter que migrar para essa nova configuração. Além de que a empresa pode optar por serviços que já aumentam a carga conforme você necessite, sem impedimentos ao seu crescimento e de forma automatizada.

Trabalho remoto

Uma das grandes utilidades do cloud é a facilidade em implementar trabalho remoto, já que os colaboradores podem acessar os sistemas empresariais mesmo estando em casa. Além disso, caso eles precisem fazer viagens a negócio ou visitar clientes, podem acessar as aplicações até mesmo por meio de dispositivos móveis.

Outra vantagem é que, além de poderem trabalhar à distância, os membros do time podem colaborar entre si com maior eficiência. Isso porque há uma maior integração entre os setores e a comunicação da equipe é melhorada.

Otimização do tempo

A praticidade do cloud aumenta a produtividade do time, que sofre menos com problemas de acesso e indisponibilidade de sistemas. Além disso, o tempo da equipe de desenvolvimento e devops é otimizado, uma vez que eles se adaptam a realizar a gestão do serviço contratado.

As vantagens da mobilidade e integração entre equipes também fazem com que os colaboradores tenham menos dificuldades para desempenhar algumas tarefas. Assim, é possível desempenhar suas funções com maior qualidade e em menos tempo, o que vai mantê-los mais motivados.

E quais seriam os riscos nesse processo?

Para avaliar bem os riscos e vantagens de migrar para nuvem, não podemos deixar de citar os perigos em não fazer isso da maneira correta. Vamos ver a seguir alguns fatores aos quais você precisa estar atento.

Inatividade

Um ambiente no cloud precisa estar sempre disponível, já que períodos de inatividade podem impactar fortemente o negócio. Quando as aplicações não estão disponíveis, os colaboradores perdem sua produtividade e os clientes não conseguem acessar serviços da empresa.

Sendo assim, é preciso avaliar bem o serviço antes de contratá-lo, para ter certeza que se trata de um ambiente confiável e dimensionado adequadamente, e os testes pode incluir testar o serviço por um certo período fora da infra-estrutura da empresa usando recursos mínimos para entender a arquitetura e limitações que podem ter em tal serviço.

Latência adicional

Há o risco de haver uma latência adicional ao acessar o sistema em cloud, ou seja, um atraso na comunicação entre o dispositivo de acesso e os servidores externos. É importante ter em mente que algumas aplicações podem tolerar altas latências, mas outras não.

Por isso, é importante analisar a criticidade de cada atividade e buscar formas de diminuir a latência, muitos serviços de cloud dão detalhadamente toda especificação técnica do serviço que você está buscando, através desses dados fornecido você pode entender melhor qual seria a melhor configuração e se irá suprir todas as necessidade, logo é algo que pode ser feito com a ajuda de uma empresa especializada em serviços de cloud.

Quais cuidados tomar antes de migrar para nuvem?

Após analisar os riscos e vantagens de migrar para nuvem, sua empresa optou por adotá-la? Nesse caso, é importante que o processo de migração seja feito de forma bem planejada para evitar qualquer contratempo. Isso envolve principalmente a criação de normas para o uso do ambiente, com alterações na política de segurança da informação da empresa.

É importante ressaltar que o processo de migração não ocorre de maneira instantânea e depende da quantidade e tipo de aplicações que serão migradas. Por isso, é preciso que a empresa fornecedora do serviço garanta que ele seja feito da forma mais rápida possível.

Sendo assim, um dos principais cuidados ao migrar para a nuvem é contar com uma empresa que ofereça um suporte de qualidade e auxilie a equipe na adaptação ao novo ambiente. Além disso, é importante monitorar a performance do ambiente após a implantação, para verificar a necessidade de fazer mudanças.

Agora que você já conhece os riscos e vantagens de migrar para nuvem, já pode se preparar melhor para implementá-la na empresa. Para ajudar nesse desafio, nós da Khaneland estamos dispostos a ajudar você a migrar com total segurança seu ambiente e atingir seus objetivos de forma mais simples.